Nem só de líderes se fazem líderes

Ana Zyl
3 min readMar 5, 2021

Você já parou pra pensar o quanto o comportamento de um funcionário pode interferir no do seu líder?

2020 pra mim, assim como pra maior parte das pessoas no mundo, foi um ano de muitas reflexões. De pensar sobre o que vivemos até aqui, de entender quem somos nós no momento presente e analisar o que queremos pro futuro.

Neste contexto, e em um âmbito profissional, tenho lido e refletido bastante a respeito de liderança, e em como ela pode impactar positiva ou negativamente no desenvolvimento de pessoas, nos resultados dos projetos, na solidez das entregas.

Passei por diversas empresas e experiências, atuei em diversas frentes, tive os mais variados líderes. Desde os que me fizeram entender o que é liderança de verdade e o que… bom, o que não é!

Claramente eram pessoas que estavam no comando mas sem nenhum preparo ou entendimento sobre o que de fato é liderança. Muitas vezes são profissionais que acreditam ser donos da verdade e que, ao invés de olhar pros seus funcionários como indivíduos e como equipe, olham apenas pra suas próprias ambições e crenças pessoais. Nada contra ambições pessoais, desde que elas não sejam sobre passar por cima dos outros, a qualquer custo, para ter fama, sucesso e dinheiro, certo?

Hoje pra mim é muito clara a diferença entre um líder que quer vencer com sua equipe, gerar resultados que de fato têm valor, ou quando quer apenas subir num pedestal, erguer um troféu e dizer: “eu sou foda”.

Antes de seguir, preciso explicar o título: após ler mais uma matéria interessante sobre liderança (Desafio de gestão de liderança com comunicação não violenta), quis trazer à tona uma provocação relevante. De jeito algum estou insinuando que a culpa de um líder ser ruim é do seu funcionário! Acho que isso é óbvio, mas não custa esclarecer!

O que trago aqui é apenas a reflexão de que trabalhos que envolvem um líder e seus funcionário são, no mínimo caminhos de mão dupla. Não adianta ter um ótimo líder e um péssimo funcionário, nem o oposto. O resultado é fruto do trabalho em equipe, de uma comunicação adequada entre os integrantes, um time onde cada jogador é extremamente relevante para driblar problemas e conquistar gols. Cada um tem seu papel e atribuições, mas todos precisam funcionar juntos.

A imagem mostra o significado da palavra “equipe”: conjunto de pessoas que se dedicam à realização de um mesmo trabalho.
A imagem mostra o significado da palavra “time”: grupo de pessoas empenhadas numa mesma atividade conjunta.

Se você participa das reuniões sempre com a sombrancelha levantada, com 7 pedras na mão, já pensou o quanto isso pode interferir na sua liderança? Já pensou que, além de não contribuir com nada, você só promove mais mal estar pra você e pra equipe, e muitas vezes deixa seu líder sem saída a não ser se impor para que você entenda o significado da palavra respeito? Já pensou no efeito que você causa com a sua postura?

--

--

Ana Zyl

Sou uma UX Designer completamente apaixonada por buscar soluções que estejam de fato baseadas nas reais necessidades do usuário.