UX genuíno, aquele que corre pelas veias, independente de profissão

A diferença — e a relação — entre querer fazer uma entrega de valor e querer promover bem-estar.

Inspirada por diversos “progestos” de empatia que vêm sendo frequentemente demonstrados ao longo da pandemia de COVID-19, resolvi falar um pouco sobre o que penso ser o legítimo senso de UX.

A crise e a necessidade fazem empresas e pessoas se reinventarem, com toda certeza. Mas acredito que pessoas com atitudes como a do bibliotecário que se dedica a ler livros por telefone a idosos em casas de repouso sempre tiveram empatia, mesmo antes da crise. Ao meu ver, esses são os que têm um verdadeiro senso de UX: o foco não é em simplesmente fazer entregas de valor, o foco é no valor que o ser humano tem, e ir em busca de promover o bem, amenizando as dores de alguém. Percebe que há uma diferença?

Não é apenas sobre entregar um excelente projeto e vibrar pelo resultado do trabalho. Claro que isso faz parte, mas há algo que antecede a isso e que vai bem além: é sobre tornar a vida de alguém melhor. É isso o que nos move da forma mais genuína possível durante todo o processo de um projeto, é isso o que nos faz batalhar por entregas de valor. Isso é ter UX correndo pelas veias, fazendo nosso coração pulsar e nossos olhos brilharem enquanto projetamos, a ter gana por resultados.

Sabe quando você descobre a real raiz de uma questão? Esse é o sutil e brutal, por mais paradoxal que pareça, contexto deste artigo. Percebe a diferença entre fazer uma entrega de valor e ter empatia? Uma é consequência da outra, ambas precisam coexistir em UX Design, mas a genuinidade de querer promover bem estar é a raiz da questão, é o que faz com que se lute contra qualquer enviesamento ou vaidade, com que se busque a verdade com todas as garras, pra que persista realmente no caminho do real objetivo.

Pra entender minuciosamente o que é uma proposta de valor de UX design, você precisa ser um UX Designer. Pra entender as minúcias da empatia, basta você ser humano.

Referências de imagens: https://undraw.co/
Referência de ícones: https://undraw.co/

Sou uma UX Designer completamente apaixonada por buscar soluções que estejam de fato baseadas nas reais necessidades do usuário.

Sou uma UX Designer completamente apaixonada por buscar soluções que estejam de fato baseadas nas reais necessidades do usuário.