UX genuíno, aquele que corre pelas veias, independente de profissão

Ana Zyl
2 min readNov 25, 2020

A diferença — e a relação — entre querer fazer uma entrega de valor e querer promover bem-estar.

Inspirada por diversos “progestos” de empatia que vêm sendo frequentemente demonstrados ao longo da pandemia de COVID-19, resolvi falar um pouco sobre o que penso ser o legítimo senso de UX.

A crise e a necessidade fazem empresas e pessoas se reinventarem, com toda certeza. Mas acredito que pessoas com atitudes como a do bibliotecário que se dedica a ler livros por telefone a idosos em casas de repouso sempre tiveram empatia, mesmo antes da crise. Ao meu ver, esses são os que têm um verdadeiro senso de UX: o foco não é em simplesmente fazer entregas de valor, o foco é no valor que o ser humano tem, e ir em busca de promover o bem, amenizando as dores de alguém. Percebe que há uma diferença?

Não é apenas sobre entregar um excelente projeto e vibrar pelo resultado do trabalho. Claro que isso faz parte, mas há algo que antecede a isso e que vai bem além: é sobre tornar a vida de alguém melhor. É isso o que nos move da forma mais genuína possível durante todo o processo de um projeto, é isso o que nos faz batalhar por entregas de valor. Isso é ter UX correndo pelas veias, fazendo nosso coração pulsar e nossos olhos brilharem enquanto projetamos, a ter gana por resultados.

Sabe quando você descobre a real raiz de uma questão? Esse é o sutil e brutal, por mais paradoxal que pareça, contexto deste artigo. Percebe a diferença entre fazer uma entrega de valor e ter empatia? Uma é consequência da outra, ambas precisam coexistir em UX Design, mas a genuinidade de querer promover bem estar é a raiz da questão, é o que faz com que se lute contra qualquer enviesamento ou vaidade, com que se busque a verdade com todas as garras, pra que persista realmente no caminho do real objetivo.

Pra entender minuciosamente o que é uma proposta de valor de UX design, você precisa ser um UX Designer. Pra entender as minúcias da empatia, basta você ser humano.

Referências de imagens: https://undraw.co/
Referência de ícones: https://undraw.co/

--

--

Ana Zyl

Sou uma UX Designer completamente apaixonada por buscar soluções que estejam de fato baseadas nas reais necessidades do usuário.